quarta-feira, 28 de julho de 2010

CO2 Caseiro

Material necessário:
-2 garrafas PET com tampa (prefira as tampas que tem o selo colado), sendo uma de 2L que será utilizado para fazer a fermentação do açúcar e outro de mesmo volume ou menor, que servirá como filtro (diminui a formação da “gosma” na pedra porosa), conta bolhas e proteção contra escape de solução da primeira garrafa.
-1 mt ou mais de mangueira de silicone ou outro, contanto que seja bastante maleável (não pode ser aquelas comuns mais baratas e pouco maleáveis, prefira no mínimo as verdes, embora existam outras bem melhores)
-3 terminais de emenda de mangueiras.
-1 tesoura afiada para corte e fazer o furo nas tampas

http://www.forumaquario.com.br/portal/img_artigos/garrafada01.jpg

Fure as tampas com a ajuda da tesoura ou um prego quente, de modo que a mangueira entre sem folga ou apertado.

http://www.forumaquario.com.br/portal/img_artigos/garrafada02.jpg

Introduza conforme as figuras e o vídeo, sendo que ao se inserir o terminal na mangueira, este vai esmagar a mangueira de encontro a borda do furo, pois o terminal é cônico, criando uma espécie de “anel oring”, que possibilita até de dar algumas torcidas, o que normalmente ocorre quando vamos rosquear a tampa na garrafa, sem causar vazamentos; se estivesse com cola, provavelmente romperia a cola o que acarretaria vazamentos.

http://www.forumaquario.com.br/portal/img_artigos/garrafada03.jpg

http://www.forumaquario.com.br/portal/img_artigos/garrafada04.jpg

Aqui um vídeo do processo:
http://br.youtube.com/watch?v=M9H5e234n00
Se desejar dar mais firmeza, pode utilizar um pedaço de mangueira mais grossa (no caso mangueira de nível de pedreiro) em oposição a tampa, conforme foto.

http://www.forumaquario.com.br/portal/img_artigos/garrafada05.jpg


Testando vazamentos, deve ser feito em ambos
http://www.forumaquario.com.br/portal/img_artigos/garrafada06.jpg

Finalizado, perceba que a mangueira sai da garrafa maior e borbulha na garrafa menor, indicando o funcionamento do sistema e por fim vai para a pedra porosa que vai dissolver o CO2 no Aqua.

http://www.forumaquario.com.br/portal/img_artigos/garrafada08.jpg

A dosagem de CO2 dissolvido pode ser feito levantando ou abaixando a pedra porosa dentro do aquário, ou seja, quanto mais fundo, mais tempo de contato do gás com a água e portanto mais dissolve a bolha e vice versa.
Para poupar trabalho, apronte varias garrafas de uma vez, faltando adicionar fermento biológico e água quando for utilizar.

http://www.forumaquario.com.br/portal/img_artigos/garrafada09.jpg

http://www.forumaquario.com.br/portal/img_artigos/garrafada10.jpg

Simples assim...pra que complicar....
Para complementar, a fórmula caseira que utilizo é:
-2 xícaras de açúcar cristal ou refinado
-2 colheres de café xá de bicarbonato de sódio (não é obrigatório, mas aumente um pouco mais a duração)
-1,5L de água sem cloro
-2 colheres de xá de fermento biológico seco, geralmente dá para nanos de até 50L ou 4 colheres até 100L ( a quantidade de gás gerado por segundo varia também de acordo com a temperatura ambiente e luz) e pode-se colocar a mais ou menos, de acordo com a necessidade de CO2, quanto menos fermento colocar, mais dura a geração de gás, sendo boa idéia adicionar 2 garrafas em série com menos fermento ou quando se faz necessário uma grande geração de gás.
A quantidade de gás necessário, varia de acordo com a configuração do aquário, como o tipo de filtro, difusor, quantidade de plantas, iluminação...., sendo necessário o ajuste por tentativa e erro até encontrar o ponto mais apropriado e este pode ser indicado pelo cruzamento do pH com o KH.
Para saber como isto é feito, vamos entender o que é o KH; é a capacidade tampão da água, ou seja, de segurar a queda de pH quando da adição de um ácido e quanto menor este valor, mais despenca o pH com a adição de um ácido e vice versa.
Partindo deste principio, quando adicionamos CO2, uma pequena quantidade deste gás se transforma em ácido carbônico e este tende a baixar o pH e quanto mais CO2 dissolvemos, mais ácido carbônico é gerado e mais o pH tende a cair e é esta relação que medimos para determinar a quantidade de gás dissolvido, ou seja, quanto mais gás, mais ácido carbônico, e portanto menor o valor de pH e quanto menos CO2, menos ácido carbônico e o pH tende a subir, puxado pelo efeito tampão.


http://img99.imageshack.us/img99/505/tabelaco2atualfn0.gif

Erros importantes podem acontecer, devido a presença de ácidos não carbônicos na água, como o ácido tânico liberado pela presença de troncos, por exemplo...sendo aconselhável então a utilização de um “
DROP CHEKER”.

2 comentários:

  1. Obrigado por colocar meu vídeo aqui..
    Quanto ao Bicarbonato, apenas 1 colher de café. açúcar, 2 copos e meio, e o fermento, eu coloquei muito. mas pode colocar 1 e 1/2 de sopa.... Abraços.

    ResponderExcluir